sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Dicas de Economia. Me diga quem não precisa economizar.


Esta publicação do site da ThermoSystem no mostra alguns cuidados simples (já conhecemos a maioria mas nem sempre colocamos em prática) que nos auxiliarão a deixar de gastar uns trocados no fim do mês (e como fazem falta estes trocados).





Consumo Consciente:
- Sempre escolha produtos com o selo do INMETRO. Verifique se o produto tem o SELO PROCEL DE ECONOMIA DE ENERGIA que tem por objetivo orientar o consumidor, indicando os produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética dentro de cada categoria como: geladeira, freezer e ar-condicionado.
- As sacolinhas plásticas descartáveis são um dos grandes inimigos do meio-ambiente. Elas não apenas liberam gás carbônico e metano na atmosfera quando são produzidas, como também poluem o solo e o mar quando descartadas. Quando for ao supermercado, leve uma sacola de feira ou suas próprias sacolinhas plásticas.


Água:

- Não lave o chão e as calçadas com mangueira. Em 15 minutos, a chamada "vassourinha hidráulica", consome cerca de 280 litros de água. Use uma vassoura comum e uma pá para recolher os resíduos sólidos e depois enxágue o chão com balde de 10 litros.
- Fique atento aos vazamentos na sua casa. Caixas d'água, descargas e torneiras pingando são fontes de prejuízo financeiro. Infiltrações e manchas na parede também são indícios de vazamento.
- Feche a torneira enquanto estiver escovando os dentes.
- Não exagere na quantidade de água ao regar as plantas, água em excesso pode inclusive fazer mal às plantas. Use o regador em vez da mangueira.





Banho:

- Prefira duchas e chuveiros com mais opções de temperaturas. Nos dias quentes, em que a água não está tão gelada, você poderá utilizar bem menos energia elétrica do que gasta um chuveiro de 3 temperaturas na posição verão.
- Ao terminar o banho, certifique-se de que o chuveiro e a mangueirinha não estão pingando.
- Na hora de se ensaboar feche o registro.
- Limpe periodicamente os orifícios de saída de água do espalhador.
- Use somente resistências originais. Nunca faça adaptações e nem tente aproveitar uma resistência queimada, pois isso acarretará em riscos e no aumento de consumo.
- Uma excelente alternativa para economizar energia é o aquecedor solar híbrido que utiliza energia solar e elétrica. No longo prazo, você poupará energia e dinheiro, afinal está comprovado que este é o sistema mais econômico para o banho.
- Limite seu tempo debaixo do chuveiro. Um banho de 8 minutos é mais do que suficiente para fazer a higiene adequada do corpo.
- Caso o seu chuveiro ou ducha possa ser regulado enquanto ligado, deixe-o na posição desligado antes de abrir e fechar o registro, assim você protege a resistência e possibilita que ela dure mais tempo.


Iluminação:

- Abra janelas, cortinas e persianas, deixe a luz do sol iluminar a casa e evite acender lâmpadas durante o dia.
- Na hora de comprar lâmpadas, dê preferência às fluorescentes compactas ou circulares e leds. Elas iluminam melhor, duram de 5 a 10 vezes mais e gastam menos energia.
- Apague sempre as luzes ao sair de um cômodo.
- Paredes e tetos de cores claras refletem melhor a luz, reduzindo a necessidade de luz artificial.
- Utilize iluminação dirigida para leitura e trabalhos manuais.
- Utilize a iluminação de acordo com o tamanho e a finalidade do ambiente.
- Estude a possibilidade de abrir novas janelas em pontos estratégicos da sua casa. Por desinformação na hora de construir, as pessoas, perdem oportunidades de aproveitar a energia do sol, que é de graça. Isso vale também para novos projetos.


Eletrodomésticos em Geral:

- Desligue a TV se não houver ninguém assistindo.
- Evite dormir com a televisão ligada. Programe o aparelho para desligar sozinho.
- Não deixe transformadores (ex: 110/220) ou carregadores de celular e notebooks ligados na tomada desnecessariamente. Mesmo fora de uso, eles consomem energia.
- Use pilhas e baterias recarregáveis. São mais caras, porém, com o uso a médio e longo prazo elas se pagam com muito lucro. Duram anos e podem ser recarregadas em média 1000 vezes.
- Simplesmente desligue ou tire da tomada quando não estiver usando um eletrodoméstico como micro-ondas. A função de standby de um aparelho ou o relógio usa de 15% a 40% da energia consumida quando ele está em uso.


Computador:

- Não deixe impressoras e outros periféricos ligados sem necessidade.
- Configure o computador para que a tela do monitor seja desligada depois de um tempo de inatividade adequado às suas necessidades.
- Desligue o monitor quando for deixá-lo inativo por mais de 15 minutos.
- Desligue seu PC quando não estiver em uso.
- Configure o computador para economizar energia. O Windows, por exemplo, oferece diversas opções de configuração referentes à economia de energia (painel de controle > opções de energia).
- Quando o seu computador apresentar algum defeito, conserte-o em vez de trocar. Se você optar pela troca, doe seu computador usado.


Geladeira e Freezer:

- Coloque o aparelho em local bem ventilado, a uma distância mínima de 15 cm da parede, sempre longe do fogão, outros equipamentos que geram calor e áreas atingidas por raios de sol.
- Organize os alimentos de forma que você possa encontrá-los rapidamente, assim a porta da geladeira ficará menos tempo aberta.
- Quando for guardar ou retirar alimentos e bebidas procure fazê-lo de uma só vez. Abrir e fechar a porta da geladeira muitas vezes faz o motor trabalhar mais e gastar mais.
- Nunca forre as prateleiras da geladeira. O interior do aparelho foi projetado com grades para permitir uma boa circulação do ar.
- Aguarde até que os alimentos e líquidos quentes esfriem naturalmente antes de colocá-los na geladeira.
- Conserve as grades de trás do aparelho limpas e não as use para secar panos ou roupas.
- Durante o inverno, coloque o termostato da sua geladeira em uma posição mais baixa.
- Verifique regularmente a borracha de vedação da porta da geladeira.
- Considere trocar sua geladeira antiga por uma mais moderna. Os novos modelos consomem até metade da energia dos modelos mais antigos, o que subsidia o valor do eletrodoméstico no médio prazo.


Máquina de Lavar Roupas:

- Deixe acumular uma quantidade razoável de roupas e utilize a máquina de lavar uma única vez.
- Mantenha o filtro da máquina de lavar roupa sempre limpo.
- Use a dosagem correta de sabão para não repetir o enxágue.
- Prefira a máquina ao tanque. O tanque gasta até 200 litros de água e a máquina de lavar gasta no máximo 70 litros para lavar a mesma quantidade.
- Caso você realmente precise usar a máquina com a metade da capacidade total, selecione os modos de menor consumo de água.
- Retire as roupas da máquina de lavar imediatamente quando ela parar. As roupas esquecidas na máquina de lavar ficam mais amassadas, exigindo maior trabalho e tempo para passá-las e consumindo mais energia elétrica.


Máquina de Lavar Louças:

- Deixe acumular uma quantidade razoável de louças e utilize a máquina uma única vez.
- Mantenha o filtro da máquina de lavar louça sempre limpo.
- Use a dosagem correta de sabão para não repetir o enxágue.
- A máquina gasta 30 litros de água pra lavar a louça de 4 pessoas. Se você lavar a mesma quantidade na pia, gastará pelo menos 100 litros.
- Não é necessário usar água quente para pratos e talheres pouco sujos. Apenas o detergente já é suficiente.


Ferro de Passar:
- Acumule a maior quantidade de peças de roupa, para ligar o ferro o mínimo possível de vezes.
- Antes de ligar o ferro, retire as roupas do varal e separe as peças que não precisam ser passadas, como tecidos que não amassam.
- Depois de desligar o ferro, aproveite ainda o seu calor para passar algumas roupas leves.


Fogão:

- Por mais que você aumente o fogo, a comida não vai cozinhar mais depressa, pois a água não ultrapassa os 100ºC em uma panela comum. Com o fogo alto, você está desperdiçando gás e ainda corre o risco de queimar a comida.
- Use sempre as panelas com suas tampas. Ao tampar as panelas enquanto cozinha você aproveita o calor que se perderia no ar.


Ar Condicionado:

- Ao instalar o produto, proteja a parte externa do aparelho da incidência do sol, sem bloquear as grades de ventilação.
- Mantenha portas e janelas fechadas quando o aparelho estiver ligado.
- Evite o frio excessivo, regulando o termostato.
- Mantenha os filtros sempre limpos para não prejudicar a circulação do ar. Um ar condicionado sujo representa 158 quilos de gás carbônico a mais na atmosfera por ano.
- No trabalho você pode desligar o ar condicionado meia hora antes do fim do expediente e também durante o almoço - a sala ainda permanecerá climatizada.
- No inverno e em dias de menos calor, procure usar ventiladores. Eles consomem até 90% menos energia elétrica do que o ar condicionado.
- Se o seu ar condicionado tem timer, programe-o para desligar automaticamente uma ou meia hora antes do horário de se levantar.


Instalação Elétrica - Teste de Fuga Corrente:

- Desconecte todos os eletrodomésticos das tomadas, e desligue toda a iluminação.
- Mantenha ligadas as chaves de fusíveis e/ou disjuntores no quadro de distribuição.
- Verifique se o disco do medidor está girando.
- Se o disco estiver girando, está havendo fuga de energia ou existe um defeito no medidor.
- Para localizar a falha, desligue a chave ou disjuntor geral e aguarde 10 minutos antes de verificar o disco do medidor.
- Se o disco parar, a fuga de energia é proveniente da instalação elétrica. Procure um eletricista capacitado para solucionar o problema.
- Se o disco não parar, o defeito deve ser no medidor. Entre em contato com a agência de atendimento indicada na sua conta de energia elétrica.

Ficam ai as Dicas, agora é só segui-las. Tem mais alguma dica para contribuir? coloque nos comentários que atualizarei o post.



Nenhum comentário:

Postar um comentário