quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Dicas para uma boa apresentação (profissional ou não)


Quem de nós nunca se deparou com a necessidade de apresentar uma idéia a um público qualquer? Seja apresentação de trabalho escolar para a classe ou um projeto na empresa. Tenho pesquisado e colocado em prática algumas dicas e orientações neste sentido e acho importante compartilhar com vocês. As dicas a seguir servirão para qualquer tipo de situação, afinal apresentações maçantes e cansativas não fazem sucesso em lugar algum.


Em relação a apresentação: Um dos nomes mais respeitados neste assunto Guy Kawasaki (criador de diversos livros sobre o assunto e ex-engenheiro da Apple) criou uma regra simples mas muito útil chamada 10-20-30.


10- Dez é o máximo de slides que sua apresentação deve ter – O ser humano não consegue reter mais que isso com eficácia


20- Vinte minutos é o tempo ideal para sua apresentação – Mais do que isso a atenção das pessoas começa a dispersar. (sugestão: se sua apresentação requer tempo maior devido ao assunto, faça pausas ou dinâmicas para "recarregar" as atenções)


30- Trinta é o tamanho das letras (fontes) a serem utilizadas – Cada slide deve ser compreendido em, no máximo 5 segundos, então não adianta reduzir fontes pois irá dificultar a visualização da informação e tirar a atenção das pessoas, que deverá estar em você, para a leitura do slide.


Em relação a criação dos slides: É notório que a ferramenta mais eficiente para transmitir ideias é o uso de recursos visuais, mas cuidado, ele pode ajudar ou tornar sua apresentação um desastre. Segue algumas dicas que considero indispensáveis.


1- Evite textos longos: Como já comentado, um slide deve ser entendido em, no máximo 5 segundos, então procure usá-lo como recurso de organização do que deve ser dito, procure usar apenas tópicos. O importante deve ser o que será dito e não o texto do slide. A atenção deve estar voltada a você e não ao slide. Sempre que possível utilize imagens, mas cuidado com isso também. A imagem não deve estar ali para decorar o slide, ela deve passar entendimento do que se esta passando, de certa forma resumir o conteúdo que esta sendo explicado. (gif´s e clipart´s fornecidos pelo programa onde o slide esta sendo criado estão totalmente fora de questão. Não use)


2- Nunca leia, em voz alta, um slide: O slide é orientativo e não "cola" do assunto. Você deve estar preparado o bastante para não precisar ler o conteúdo do slide, no máximo, orientar a sequência da apresentação com base neles. Ler papéis ou anotações também aparenta falta de domínio do assunto.


3- Evite o uso de marcadores: As "bolinhas" ou qualquer outro caractere no inicio de frases só devem ser usados em casos de extrema necessidade. Para enumerar ideias, por exemplo.


4- Separe os assuntos: Coloque uma ideia em cada slide, ou mais de um slide para uma ideia. Nunca ideias diferentes em um mesmo slide. Procure sempre animar o slide de forma que apareça um parágrafo de cada vez evitando que o público tenha todas as informações juntas. Mas cuidado com animações "espalhafatosas", use a mais simples e discreta possível.


5- Use, no máximo, duas fontes: Um tipo para o título e outro para o conteúdo. Evite também fontes muito trabalhadas (Times new romam, por exemplo). Verdana e Arial são bons exemplos de fontes de boa leitura.


6- Você deve aparecer mais do que o slide: Cuidado com cores e contrastes. A escolha das cores das letras devem contrastar com o fundo mas não devem ser "berrantes" a ponto de chamarem mais atenção do que você. Tons diferentes entre título e conteúdo são bem vindos. Lembre também que a cor que aparece na apresentação no seu computador nem sempre é a mesma que será projetada. Se possível teste as cores antes da apresentação no local e com o equipamento que será usado.


7- Nada de letras miúdas ou extremamente grandes: O mínimo aceitável para boa leitura é 24, procure ficar sempre na casa dos 30, como indicado anteriormente. Fontes maiores que 30 ocuparam muito espaço no slide reduzindo área para informações.


8- Enfatize o que é importante: Em apresentação de gráficos enfatize no próprio slide a informação importante a ser passada. Não deixe o público procurando a informação no gráfico nem fique apontando com laser.


9- Faça gráficos certos e compreensíveis: Gráficos com muita informação tendem a ficar com números ilegíveis. Graficos em 3D somente se for com informação de, no máximo, 3 itens. Procure usar sempre gráficos em 2D e com duas cores (informações) se for barras. Gráficos em pizza podem conter mais cores, mas cuidado com os números. Podem ficar ilegíveis.


10- Início e fim: Nunca esqueça de colocar um slide de abertura, título do que será apresentado e breve descrição, seu nome e contato (se apresentação para pessoal externo). Slide de finalização também é indispensável. Se possível faça um com resumo breve dos tópicos que você queria transmitir e depois o de fechamento com agradecimentos e seu nome e contato (e-mail e fone comercial, se for o caso)


Tenho certeza de que todas as dicas serão úteis e ajudarão você a, pelo menos, minimizar as gafes mais comuns cometidas por pessoas que se aventuram a apresentações, seja lá em que ambiente for.

2 comentários:

  1. Achei muito interessante. Já vou utilizar na minha próxima apresebtação do - Estou em reunião.

    Georgia.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Cleber muito boa contribuição para todos nós.
    Só falta ensinar como se faz aqueles efeitos especiais de última geração. Tipo iPhone / ipad

    Bellei

    ResponderExcluir