quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Gerenciamento de Projetos - Programas Freeware.

Quem de nós nunca teve a necessidade de registrar e acompanhar as ações daquele projeto de trabalho, de aula ou até mesmo particular? Nestas horas é que lembramos o quanto um bom software poderia nos auxiliar. Como já precisei de ferramentas deste tipo e as soluções mais conhecidas, como o MS Project, tem custo não muito atrativo, rsolvi compartilhar com vocês duas ferramentas freeware (gratuitas) que, na minha opinião (lembro que não sou nenhum mestre em gerenciamento de projeto) não deixam nada a desejar em relação a ferramentas pagas.


Opção 01 - GranttProject


É a solução que mais me agrada pois não levo muito "ao pé da letra" a gestão de custos ou detalhamento de relatórios de projeto. Acredito ser uma ferramenta mais simples e eficiente por ser mais enxuta e amigável.
Download aqui
Manual de uso aqui (este manual achei na web e achei importante disponibilizar)


Opção 02 - OpenProj


Esta sim é uma solução que mais se assemelha as soluções pagas pelos seus recursos. Acredito ser o mais completo software freeware para gerenciamento de projeto, englobando custos e relatórios com detalhamentos. Se você trabalha em alguma área onde gestão dos projetos é fundamental e não pode ou não quer investir pesado em um software aconselho, pelo menos, testar esta ferramenta.


Página com maiores detalhes (em inglês) aqui
Download aqui


Outras informações importantes: 
- Os dois softwares tem tradução para português do Brasil, e uma boa tradução (o que não é muito comum em freewares).
- As duas ferramentas são multiplataforma, ou seja, podem ser instalas em Windows (inclusive o 7) e Linux, e no caso do GantProject, também pode ser instalado em MacOSX.


Espero que estas ferramentas sejam uteis e, após o uso, dê sua opinião sobre elas ou sugira outras que você faz uso para que possamos repassar a outros leitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário