terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Dicas simples de segurança virtual que vale a pena seguir e/ou relembrar.

Como todos sabem e alguns já sentiram “na pele”, cada vez mais nossa privacidade e segurança estão ameaçadas. Quando se trata desses assuntos no campo virtual podemos multiplicar infinitamente esse risco. Mas, o que fazer para minimizá-lo? Coletei em alguns sites e com algumas experiências (forçadas) e compartilho com vocês:

1 – Instale um software antivírus – É o de praxe mais, por incrível que pareça, ainda vejo diversas máquinas sem este recurso. E, atenção, não adianta apenas instalá-lo, a atualização constante é essencial pois é ela quem garantirá a permanência da segurança. Temos diversos softwares que dão conta do recado e são freewares. (caso queira uma sugestão cite nos comentários)

2 – Tenha todos os softwares atualizados – Além do antivírus todos os softwares devem ser atualizados constantemente, desde aquele player de música que você usa “de vez em quando” até o próprio sistema operacional (Windows, Linux, MAC, etc.,) não interessa o quanto e quando você usa, atualize com frequência. Vale lembrar que a maioria dos softwares fazem isso automaticamente, procure nas preferencias ou opções de cada um e habilite esta opção.

3 – Cuidado ao instalar arquivos – jamais instale qualquer software sem saber qual a sua origem. Procure sempre softwares que contém um bom número de downloads e boas referencias e somente faça download de sites confiáveis ou do próprio criador. Jamais clique em qualquer executável ou abra arquivo que não saiba a real procedência.

4 – Desencurte as URL´s – Com o crescimento do twitter (ótima ferramenta inclusive) os encurtadores de URL´s tomaram enorme proporção (devido à restrição de caracteres exigida para o twitter) e ficou mais fácil “esconder” endereços maliciosos. Existem algumas opções de sites que desvendam o destino dessas URL´s aqui.

5 – Utilize seu sistema com conta de usuário padrão – evite usar seu sistema como administrador. Seja Windows, Linux ou qualquer outro sistema/versão que você utilize, deixe o usuário administrador apenas para necessidades estritamente necessárias, no mais, use um usuário normal, sem poderes de administrador. Além disso, nunca deixe outro usuário utilizar seu login para qualquer atividade em seu computador. Crie um novo usuário, com privilégios restritos (sugiro que tenho um somente para isso já criado) para que outra pessoa possa dar aquela “olhadinha rápida no e-mail” ou “jogar aquele joguinho” (não sei por que, mas isso lembra “filhos”).

Firewall6 – Proteja sua rede – Coloque senhas e restrições em tudo que for possível, e nada de senhas como “data de nascimento da mãe” ou “nome do meu primeiro cachorro”. Procure formular senha alternando números, letras e outros caracteres com. No mínimo 10 (dez) dígitos.

7 - Evite acesso de máquinas de terceiros ou fora da sua rede – Jamais acesse coisas pessoais (contas bancárias, e-mails, etc.) em computadores de terceiros e evite fazer isso, mesmo em seu notebook, usando redes alheias. Local correto para isso é sua casa e sua rede.

8 – Cuidado com compartilhamentos – Verifique sempre os compartilhamentos habilitados em sua máquina. O correto é que nenhuma pasta ou arquivo do seu computador esteja compartilhado, mas se for realmente necessário coloque uma boa senha para acesso. 

Essas são apenas algumas dicas, claro que existem várias outras e para isso existem profissionais dedicados a isso. Caso você ou sua empresa tenha necessidade sempre procure um profissional habilitado.

Gostaria de deixar mais alguma dica? Use os comentários que atualizarei o post.

Por: Cleber Alegre

Nenhum comentário:

Postar um comentário