sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Dicas para fazer boas fotos com seu celular.


O celular, por mais que tenha bons recursos de foto, não é uma câmera digital. Mas se você  prefere usá-lo como sua única câmera fotográfica, fique tranquilo. Segue abaixo alguns macetes que podem te ajudar a tirar a melhor foto possível, mesmo sem ter um celular mega poderoso ou ler mil tutoriais de fotografia. Fique de olho e vá pro clique!

Seja diretor da foto: não se limite a fotografar as pessoas como estão ou apenas pedir “mais para a direita”. Deixe-as na melhor posição, onde a luz e o fundo favoreçam. E tire várias fotos para depois escolher a melhor. Só não exagere nos pedidos, afinal nem todo amigo tem inclinação para modelo profissional.

Mantenha a resolução mais alta possível: é sempre melhor ter a foto na melhor resolução disponível, até para ter um melhor resultado se for imprimir a foto. Deixe pra reduzi-las na hora de arquivar no seu computador.

Fique na altura do seu modelo: especialmente se for um animal ou criança, procure tirar a foto na altura dos olhos. A foto ficará bem mais interessante e natural.

Automatize quando precisar: os celulares mais novos têm recursos bem úteis como auto-foco, estabilizador de imagem, detector de sorriso ou foco via toque. Não deixe de explorar todos os recursos disponíveis.

Tenha memória e bateria suficientes: para não pagar aquele mico de ficar sem bateria bem na hora das fotos, saia de casa com o celular carregado. E, se possível, com bastante memória à disposição para salvar as fotos. Dependendo do modelo de celular, vale expandir a memória com cartões mais espaçosos.

Use sabiamente o Flash: alguns celulares dispõem de flash para as fotos, mas nem sempre é um recurso tão bom quanto nas máquinas fotográficas. O melhor nesse caso é aprender com o uso diário em que momento vale a pena ligar o flash. O comum é usá-lo mais de perto, por conta do alcance limitado. Infelizmente não há milagres em locais muito escuros.

Leia o manual do seu celular: não é raro usarmos um aparelho e nunca descobrirmos um recurso que ficou escondido. De repente, esse recurso é uma configuração que pode te ajudar a tirar melhores fotos.

Fonte: ClaroBlog

Nenhum comentário:

Postar um comentário