quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Técnicas fundamentais para tratar com as pessoas. (Parte 01)


  

Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas.

Princípio 01 - Não critique, não condene, não se queixe.

 Você conhece alguém a quem deseja modificar, aconselhar e melhorar? Excelente! Isso é muito bom. Mas por que não começar por si mesmo? De um ponto de vista puramente egoísta é muito mais proveitoso do que experimentar melhorar os outros, e um pouco menos perigoso. "Não se queixe da neve no telhado da casa do seu vizinho, quando a soleira da sua porta não está limpa", disse Confúcio.
   Se você e eu quisermos evitar amanhã um ressentimento que poderá prolongar-se por décadas e durar até a morte, sejamos tolerantes e não critiquemos pois assunto nenhum justifica a crítica. Quando tratarmos com pessoas, devemos lembrar sempre de que não estamos tratando com criaturas de lógica. Estamos tratando com criaturas emotivas, criaturas suscetíveis às observações norteadas pelo orgulho e pela vaidade.
    Qualquer idiota pode criticar, condenar e queixar-se, e a maioria dos idiotas faz isso. Mas é preciso ter caráter e autocontrole para ser cordial e saber perdoar.

   - Bob Hoover, famoso piloto de teste, bastante solicitado para realizar acrobacias aéreas, depois de uma dessas demonstrações em San Diego estava voltando a casa em Los Angeles. A 300 pés de altura, como descreveu a revista especializada Flight Operations, ambos os motores da aeronave repentinamente pararam. Através de uma hábil manobra, ele conseguiu aterrissar e, embora ninguém se tenha ferido, o avião ficou bastante danificado.
   Após proceder à aterrissagem de emergência, a primeira providência de Hoover foi examinar o tanque do avião. Tal como suspeitara, o aparelho da Segunda Grande Guerra Mundial tinha sido abastecido com combustível de jato, não com gasolina. Voltando ao aeroporto, pediu para ver o mecânico que tinha abastecido o avião. 0 rapaz se mostrou profundamente abalado com o erro que havia cometido. Quando Hoover aproximou-se dele, lágrimas escorriam lhe pelas faces. Acabara de causar a perda de um avião extremamente dispendioso e por pouco não causou a perda de três vidas.  
   Era de se imaginar a fúria de Hoover, as palavras cruéis que esse piloto meticuloso e orgulhoso de si desfecharia contra o rapaz. Mas Hoover não repreendeu o mecânico; ao contrário, abraçou-o e disse: "Para lhe provar que tenho certeza de que jamais voltará a fazer o que fez, quero que você amanhã abasteça o meu F-51 "

   - Uma crítica, condenação ou queixa teria o mesmo efeito sobre este mecânico ou o levaria a buscar motivos pelo ocorrido e se justificar, iniciando uma grande discussão? Vamos pensar sobre isso...

* Artigo extraído do livro “como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas” de Dale Carnegie.


Nenhum comentário:

Postar um comentário