sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Seis maneiras de fazer as pessoas gostarem de você (Parte 02)

COMO FAZER AMIGOS E INFLUENCIAR PESSOAS.

Princípio 02 - Sorria.


    Ações falam mais alto que palavras e um sorriso diz:"Gosto de você. Você me faz feliz. Estou satisfeito por vê-lo". Eis por que os cachorros fazem isso com saltos. Eles ficam tão contentes quando nos vêem que pulam para nós. Por isso, naturalmente, nós sentimos satisfação em vê-los. O sorriso de uma criança tem o mesmo efeito. 
    Um sorriso insincero? Não. Este não engana ninguém. Nós conhecemos quando ele é mecânico e sentimo-lo. Estou falando é sobre um sorriso verdadeiro, um sorriso que traz calor do coração, um sorriso que vem de dentro, uma espécie de sorriso que conseguirá um ótimo preço no mercado.
    O professor James V. McConnell, psicólogo na Universidade de Michigan, expressou dessa maneira seu ponto de vista sobre o sorriso: "As pessoas que sorriem tendem a dirigir, ensinar e vender com muita eficiência, além de criar filhos mais felizes. 
    Existe mais informação num sorriso do que numa expressão carrancuda. Por essa razão, o incentivo é um conselho instrutivo mais eficiente que a punição". 
    O diretor da seção de empregados de um grande departamento de lojas de Nova York certa vez declarou que prefere contratar para vendedora uma jovem que não terminou seu curso primário, mas que tenha um sorriso amável, a contratar uma doutora em filosofia que tenha uma fisionomia carrancuda.
    O efeito de um sorriso é poderoso - mesmo quando não pode ser visto. As companhias telefônicas em todos os Estados Unidos mantêm um programa chamado de "a força do telefone" e que é dado aos empregados que utilizam o telefone para vender seus produtos ou seus serviços. Neste programa, pedem-lhe que, ao falar ao telefone, você sorria. Seu "sorriso" é transmitido pela sua voz.
    Você não sente prazer em sorrir? Que fazer então? Duas coisas. Primeiro, obrigue-se a sorrir. Se estiver só, assobie e cantarole uma melodia ou uma canção. Aja como se já fosse feliz e isto tenderá para o tornar mais feliz ainda. Aqui está o caminho traçado pelo psicólogo e filósofo William James: "A ação parece acompanhar a sensação, mas, na realidade, ação e sensação andam juntas; e regulando a ação, que está sob o mais direto controle da vontade, podemos indiretamente regular a sensação, que não o está. Deste modo o soberano e voluntário caminho para o bom humor, se o nosso foi perdido, é proceder alegremente, agindo e falando como se o bom humor já estivesse lá". 
    Todos buscam felicidade no mundo e existe um caminho certo para encontrá-la. "É pelo controle dos seus pensamentos. A felicidade não depende de, condições externas. Depende de condições internas." Não é o que você tem, ou quem você é, ou onde você está ou o que você está fazendo que o tornam feliz ou infeliz. É o que você pensa sobre isso. Por exemplo, duas pessoas podem
estar no mesmo lugar, fazendo a mesma coisa, ambas podem ter uma igual quantidade de dinheiro e prestígio - e entretanto uma pode ser desgraçada e a outra feliz. Por quê? Devido a
uma diferença de atitude mental. 
    Vimos fisionomias felizes entre os camponeses pobres que trabalham com suas ferramentas primitivas debaixo de um sol cáustico nos trópicos, como nos escritórios equipados com ar-condicionado. Dale Carnegie nos relata o seguinte como exemplo: "Recentemente vi uma viva ilustração desta verdade. Estava eu subindo as escadas da estação de Long Island, em Nova York. Bem à minha frente, trinta ou quarenta crianças aleijadas, com bengalas e muletas, faziam esforços para galgar os degraus. Um menino teve que ser carregado. Fiquei admirado dos risos e da alegria dos mesmos. Falei sobre isto com um dos homens encarregados dos meninos. "Oh, sim", disse ele, "quando uma criança compreende que vai ficar aleijada para o resto da vida, choca-se, a princípio, mas, depois, domina a primeira impressão, resigna-se com o destino e torna-se mais feliz que as crianças normais."
    Seu sorriso é o mensageiro de suas boas intenções. Seu sorriso ilumina a vida de todo aquele que o vê. Para quem já viu uma dúzia de pessoas franzindo o sobrolho, abrindo uma carranca ou voltando o rosto, seu sorriso é como um raio de sol passando por entre as nuvens. Principalmente quando alguém vive sob a pressão dos chefes, dos clientes, dos professores, dos pais ou das crianças, um sorriso pode faze-lo perceber que nem tudo está perdido - que ainda existe alegria neste mundo.

    Você tem o hábito de sorrir? Se não, que tal começar agora mesmo? olhe para as pessoas a sua volta e sorria. Você verá uma nova perspectiva, pode ter certeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário