domingo, 25 de agosto de 2013

Como podemos classificar nossos profissionais quanto a pró-atividade?

Mais uma maneira de classificar profissionais.


    De acordo com minha experiência profissional, e esta somada as literaturas que costumo utilizar para me atualizar e aprender, existem várias maneiras de classificar profissionais. Estou me referindo ao sentido de classificações funcionais, como por exemplo: profissionais com perfil para rotinas x inovadores, perfil de liderança x os que preferem ser liderados, etc.

Outra classificação que tenho notado se refere a iniciativa. Considero a existência predominante de três tipos de profissionais neste quesito: os que apenas executam, os que tem iniciativa mas não "acabativa" e os que têm iniciativa e "acabativa". Este último ainda podemos subdividir se levar em conta também a variável tempo, ou seja, os que tem iniciativa e "acabativa" somente e os que tem iniciativa e "acabativa" cumprindo as necessidades de tempo, sendo rápidos no que se propõe a fazer. Vou tentar traçar este perfis mais detalhadamente:


    Os que apenas executam: Este tipo de profissional é o mais comum, temos em abundancia disponível no mercado de trabalho. Se resume a aquele profissional que levanta pela manhã para fazer o que for direcionado a fazer, sem questionar o porquê e seu único interesse é receber o salário no final do mês. Adora trabalhos rotineiros. Não deixe de ser um tipo importante, principalmente em colocações onde a rotina é essencial, mas é praticamente uma "máquina com as vulnerabilidades de um humano"


    Os que tem iniciativa mas não "acabativa": Este tipo, apesar de menos abundante que o anterior, também encontra-se em grande número. É o tipo de profissional que pretende efetuar várias mudanças, dá muitas ideias, questiona muita coisa e acha que a maioria delas esta errada e deve mudar. Grande parte desses profissionais são aqueles que era um "apenas executa" mas fez um curso novo ou esta estudando um novo conceito e quer externar seus conhecimentos. O ímpeto de dar ideias e questionar muito são características importantes mas isoladamente não vão mudar nada se não forem implantadas / finalizadas. 



    Os que tem iniciativa e "acabativa": É um tipo difícil de encontrar no mercado, os poucos que são encontrados já estão bem direcionados profissionalmente. É o tipo de profissional que, além de questionar, dá ideias, as avalia e as implementa. Pode ser um gerador de menor número de ideias se comparado ao tipo anterior porém finaliza o que planeja ou precisa ser executado. Por ser um tipo difícil de encontrar e trazer benefícios certos para processos e empresas são mais valorizados e procurados pelo mercado de trabalho.


Os que tem iniciativa e "acabativa" cumprindo a necessidade de tempo: Este realmente é um tipo raro, quase em extinção. Além de todas as características do tipo anterior, este ainda tem em mente a variável tempo que, cada vez mais, é diferencial nos dias atuais e tende a ser, ainda mais, no futuro. Ser ágil em colocar melhorias e mudanças em prática é o que pode definir a vitória ou derrota de uma empresa/processo para concorrentes e mercado. Existe uma infinidade de pessoas/profissionais pensando em como fazer melhor, em como fazer diferente, e quem conseguir ser mais rápido nisso chegará na frente e colherá os frutos, o restante passarão a ser apenas copiadores. aqui vale a frase que escuto constantemente e tenho estampada em diversos locais da empresa "não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje" 



    O mercado busca por profissionais que gerarão diferencial competitivo. Hoje não basta ser criativo, "dar produtividade", vestir a camisa somente, temos que "fazer a roda girar" fazer as coisas acontecerem, gerar ideias, sejam de mudanças ou melhorias, avaliá-las e, uma vez aprovadas/viabilizadas, colocá-las em prática, fazer darem resultados. É melhor errarmos tentando acertar do que não erramos por não estarmos arriscando.



    Que tipo de profissional é você? O que esta fazendo para ser um "tipo mais interessante"?

Nenhum comentário:

Postar um comentário