sábado, 10 de agosto de 2013

Técnicas fundamentais para tratar com as pessoas (Parte 4)

COMO FAZER AMIGOS E INFLUENCIAR PESSOAS.

Princípio 03 - Desperte na outra pessoa um ardente desejo.


   Dale Carnegie relata em seu livro ... "Todos os verões vou pescar no Maine. Pessoalmente sou um apaixonado pelos morangos com creme, mas sei que, por uma estranha razão, os peixes gostam mais de minhocas. Por isso, quando vou pescar, não penso sobre o que mais me agrada. Penso sobre a predileção dos peixes. Meu primeiro cuidado é não iscar o anzol com morangos com creme. Penduro sempre uma minhoca ou um gafanhotinho no anzol e passo-o em frente dos peixes, perguntando-lhes: "Vocês não gostariam de provar tal comida?"
   Por que não usar o mesmo senso prático no pescar os homens?"
   Naturalmente você está interessado no que quer. Está eternamente interessado em tal coisa. Mas apenas você. Ninguém mais. O resto dos homens não é diferente. Estamos todos interessados no que nós queremos.
   Assim, o único meio existente na terra para influenciar uma pessoa é falar sobre o que ela quer e mostrar-lhe como realizar o seu intento.
   Lembre-se disto quando estiver procurando conseguir que alguém faça uma determinada coisa. Se, por exemplo, não quiser que o seu filho fume, não lhe pregue sermões, e não fale sobre o seu desejo, mostre-lhe, porém, que os cigarros diminuem as suas possibilidades no time de basquetebol ou na vitória da corrida de cem metros.
   Para ilustrar: Estava, Deal Carnegie, com sua cunhada preocupadíssima com os dois filhos. Estudavam os rapazes na Yale e achavam-se tão ocupados com os seus afazeres que deixavam de escrever para casa, nem mesmo davam importância às cartas ansiosas de sua mãe.
   Carnegie propôs então uma aposta de cem dólares, como ele seria capaz de obter uma resposta dos rapazes sem mesmo lhes pedir tal coisa, e na volta do correio. Alguém aceitou a aposta; Carnegie escreveu aos sobrinhos uma carta comum e no pós-escrito mencionou, casualmente, que mandava uma nota de cinco dólares para cada um deles. "Esqueceu-se", porém, de incluir o dinheiro.
   A resposta não se fez demorar, vindo na volta do correio com agradecimentos ao "querido tio Andrew" pela sua bondosa carta e ... Você mesmo pode terminar a sentença.
   Amanhã você quer persuadir alguém a fazer alguma coisa. Antes de abordar o assunto faça a si mesmo a pergunta: "Como poderei fazer com que ele queira isto?"
   Eis aqui um dos melhores conselhos já dados sobre a fina arte das relações humanas: "Se há algum segredo de sucesso", disse Henry Ford, "consiste ele na habilidade de apreender o ponto de vista da outra pessoa e ver as coisas tão bem pelo ângulo dela como pelo seu".
Lembre-se: "Primeiro: despertar na outra pessoa um ardente desejo. Aquele que conseguir isto, terá o mundo ao seu lado. Quem não o conseguir trilhará um caminho solitário".

   Você esta "despertando um ardente desejo nas pessoas a sua volta? ou apenas cobrando que façam algo sem se preocupar com os benefícios que isto trará a ela? Vamos praticar a empatia.

* Artigo extraído do livro “como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas” de Dale Carnegie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário